terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estabeleça e cumpra suas metas para o Ano Novo

Na virada do ano é comum as pessoas estipularem metas para o ano que se inicia. Alguns objetivos possíveis e fáceis de conquistar e outros nem tanto, que requerem força de vontade e determinação. E você? Está realmente preparado para conquistar suas metas 2010?


Adquirir o peso ideal, ter uma alimentação saudável, cuidar mais da mente e do corpo. Estes são os sonhos mais comuns para o ano que se inicia. Para alcançar esses sonhos em 2010, CyberDiet vai te dar algumas dicas:

1) Conscientize-se do que você realmente quer alcançar e do que terá que fazer para cumprir tal objetivo. Força de vontade e paciência não podem faltar. Pense o quanto é importante para você o fato de mudar, ter uma vida saudável e estar bem disposto para realizar os demais objetivos traçados por você.

2) Não almeje atingir o peso ideal em pouco tempo. É preferível que você elimine peso gradativamente, mas aprenda a se alimentar de forma correta. Assim a probabilidade de manter o peso alcançado é muito maior.



“Arroz, pão e macarrão são alimentos ricos em carboidratos, mas devem sim ser consumidos. Apenas não extrapole na quantidade.”





3) Mudar hábitos alimentares é realmente difícil e aí que entra aquelas palavras chaves citadas a pouco: força de vontade e determinação. Não desista, lembre-se que o ser humano se adapta a tudo. Com o seu organismo acontece o mesmo. Pode demorar um pouco, mas você vai aprender a comer de forma saudável e sentir prazer com a nova alimentação.



4) Planeje suas compras, dê preferência por fazer uma lista antes, compre somente o que realmente for necessário e claro, saudável.

5) Frutas, verduras e legumes são alimentos que não podem faltar na sua despensa e devem ser consumidos diariamente. Varie bastante.

6) Acrescente no seu dia-a-dia os seguintes hábitos: beber bastante água, realizar todas as refeições e praticar exercícios físicos, pelo menos 30 minutos diários.



7) Escolha um ou dois dias da semana para comer um doce de sua preferência, mas não exagere na quantidade. Nos demais dias opte por alimentos doces mais saudáveis como frutas, gelatinas, barra de cereais ou picolé de frutas.

8) Arroz, pão e macarrão são alimentos ricos em carboidratos, mas devem sim ser consumidos. Apenas não extrapole na quantidade.

9) Procure se interessar mais por nutrição. Leia reportagens, matérias, textos que sejam realmente confiáveis. Conheça os alimentos que tem propriedades funcionais, ou seja, que fazem bem à saúde, isso vai te ajudar a entender melhor como a alimentação interfere na saúde das pessoas.

10) Separe um tempo para você fazer algo que goste, como ler, ouvir música, ver um bom filme, passear, viajar, conversar com amigos, brincar com os filhos. O lazer proporciona bem-estar ao corpo e à mente, reduzindo a ansiedade e preparando o organismo para o dia-a-dia.

11) Siga os nossos conselhos e comece a ter uma alimentação mais saudável. Conquiste seu objetivo a cada dia, você vai se sentir muito melhor com seu corpo.

Plante em 2010 para colher a vida toda!

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/070101_nut_metas.htm

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Entenda seu metabolismo II

Comentamos na matéria anterior que o metabolismo de cada pessoa é único e pessoal, tem regência genética e pode ser modificado conforme o estilo de vida de cada um para melhor ou para pior

Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa.
Como há perda muscular a partir de 23 anos aproximadamente, o contrário pode ser feito, para manter ou adquirir massa muscular, de preferência de modo natural, ou seja, com musculação.O “efeito sanfona” também pode ser evitado com um firme propósito de emagrecer e manter-se no novo peso no mínimo pelo dobro de tempo que levou para atingi-lo.

Se emagrecer em três meses, deve-se ficar no mínimo seis meses no mesmo peso. Isso ajuda a estabilizar o metabolismo no novo peso e evita aquela lembrança do maior peso já atingido. Essa regra do dobro do tempo é empírica e é o mínimo tempo, o ideal é ficar o máximo possível no novo peso, por exemplo, dois anos ou mais.

“Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa”

Para efetivar a regra citada é bom pensar que emagrecer é um processo que envolve a manutenção do novo peso. É preciso contar com isso.

Outro fator que colabora com o metabolismo é a ingestão de líquidos. É aconselhável beber no mínimo dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado. A falta de líquidos diminui a eficiência do metabolismo. Além disso, o corpo estando hidratado, mantém a pele em boas condições.

Medicamentos que prometem aceleração do metabolismo não são bem aceitos porque seus efeitos colaterais são maiores que os benefícios. O mesmo raciocínio se faz para bebidas ricas em cafeína ou alimentos condimentados.

Comer pouco e várias vezes ao dia ajuda o metabolismo. Ficar sem o café da manhã é o mesmo que deixar o metabolismo ainda dormindo. Nenhuma refeição deve ser evitada.

Infelizmente alguns medicamentos para doenças crônicas ou problemas psiquiátricos podem interferir no processo metabólico.

Durante o emagrecimento o corpo se acostuma com a redução de alimentos e fica mais econômico no gasto calórico.

Um fator interessante e desagradável para as mulheres é que elas perdem peso em menor velocidade que os homens, devido a diferenças de hormônios, a quantidade músculos, a tendência da mulher em acumular gordura para garantir o funcionamento hormonal e fortalecer a fertilidade.

Quem estiver ou for iniciar um processo de emagrecimento deve observar essas orientações para que seja mais eficiente e saudável.

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/060220_mtr_metabolismo.htm

Entenda seu Metabolismo

Metabolismo é a velocidade em que as células quebram os nutrientes dos alimentos para transformá-los em energia muscular, química, elétrica, etc.

Os alimentos são compostos complexos constituídos de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais que pela digestão são divididos para serem aproveitados pelo organismo.
Algumas pessoas possuem o metabolismo mais lento que outras. Apresentam geneticamente uma função econômica nos gastos calóricos e tem como conseqüência o acúmulo de energia, facilitando assim o engordar.

Para essas pessoas, que normalmente reclamam que não conseguem emagrecer, é preciso mudar o estilo de vida para que queime mais calorias em relação ao que ingerem. Como? Com atividades que não sejam sedentárias e promoção de exercícios físicos regularmente.

“O metabolismo é inteligente e tem a função de manter a pessoa em boas condições, mas o que o atrapalha são as atitudes das pessoas e o tipo de vida que estão levando”

Com o passar da idade, a partir de aproximadamente 23 anos, a fase de crescimento cessa totalmente, o gasto de energia corporal começa a declinare o metabolismo fica mais lento.

Quando falamos em diminuição da velocidade de queima dos alimentos, esclarecemos que essa diminuição não é igual para todos, pois obedecem a uma ordem genética. É necessário compensar essa diminuição com a redução na ingestão de alimentos conforme o aumento da idade e não deixar de fazer exercícios físicos.

Uma das razões dessa diminuição é o fato da perda muscular progressiva que inicia nessa idade, os músculos são grandes consumidores de calorias. Daí a razão de insistirmos nas atividades físicas e exercícios.

Coincidentemente com a diminuição da exigência do organismo, nessa idade ocorre também uma acomodação no estilo de vida. A mulher se casa e deixa de ter uma vida mais intensa. O homem casado geralmente também tem um gasto calórico bem menor. Na vida de casado, nos primeiros anos, a oferta de calorias é maior também.

Antes do casamento é muito comum, principalmente as mulheres, emagrecerem mas voltam a engordar depois. Nessa situação de emagrecer e engordar repetidas vezes, o famoso “efeito sanfona”, o metabolismo se descontrola e apresenta a tendência de voltar ao maior peso que a pessoa já teve.

Como vemos, o metabolismo é inteligente e tem a função de manter a pessoa em boas condições, mas o que o atrapalha são as atitudes das pessoas e o tipo de vida que estão levando.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu prometo...

Patrícia Afonso

Não tem jeito. Quando uma situação aperta, a gente logo apela para as promessas. E com dieta não é diferente. Quem é que nunca jurou que ia permanecer longe daquela caixa de bombons que está dando sopa no armário de casa? Aacontece que prometer é fácil. Já cumprir... Aaí é outra história! Listamos as principais promessas que surgem quando o assunto é se livrar dos quilinhos extras e as armadilhas que nos fazem desistir de cada uma delas. Ccom um ajuste aqui e outro ali dá, sim, para ser uma mulher de palavra. E o melhor: curtir o ano de 2010 com um corpo pra lá de bonito!

"Vou seguir uma dieta mais regrada. Para isso, não vou pular refeições!"

Juramento bastante comum! Aafinal, uma das principais recomendações dos especialistas para quem está em guerra contra a balança é fracionar as refeições. Oo ideal é se alimentar em pequenas porções, cinco ou seis vezes por dia. "Esse hábito evita que se chegue à próxima refeição com muita fome, pois é aí que ocorre boa parte dos exageros", alerta a psicóloga Rrejane Sbrissa (SP), especializada em transtornos alimentares. Tudo bem, a gente sabe. Você vive um dia a dia superatribulado e tem vezes que não dá para seguir à risca essa promessa. "Não permita que a correria seja uma desculpa para longos períodos de jejum. Deixe lanchinhos semiprontos na geladeira, recheie sua bolsa e a gaveta do escritório com alimentos práticos, como barrinha de cereal e biscoitinhos integrais ou faça uma reserva daquelas sopinhas instantâneas com baixa caloria", sugere Rrejane.

"A cervejada com os amigos está suspensa até eu entrar naquele vestido!"

Reuniões com os amigos, na maioria das vezes, sugerem uma cerveja geladinha, principalmente no verão. Aacontece que a bebida é famosa por resultar naquela indesejável gordurinha abdominal. "grande problema é que quem bebe cerveja geralmente bebe muito. Então, tento fazer que meus pacientes evitem o primeiro gole mesmo, o que nem sempre é possível", comenta a nutricionista Vanessa Franzen Leite (RS), especialista em psicologia do emagrecimento. Uma boa tática é só se liberar para esse deleite uma vezinha ao mês e, ainda assim, com muita moderação. "Intercalar um copo de cerveja e um copo de água ajuda a consumir menos bebida alcoólica", afirma. E de nada adianta se controlar o mês todo e extravasar na primeira oportunidade. Um estudo recente da Sociedade Européia de Ccardiologia apontou que quem bebe muita cerveja de uma só vez está mais propenso a desenvolver a tal barriguinha. E aí, tchau, tchau, biquíni!

"A partir de agora, nada de doces!"

Está aí uma das primeiras promessas que surgem quando aquela calça jeans que a gente adora começa a dar certo trabalho para vestir o corpo. Aapontados como inimigos número um da boa forma, os doces geralmente inauguram a listinha negra dos itens proibidos pelas dietas. Mmas será que dá para passar muito tempo sem eles? "Aas pessoas que prometem isso são justamente as que não têm autocontrole na ingestão de doces", comenta Cynthia Aantonaccio, nutricionista da Equilibrium Cconsultoria (SP). Aaí, já viu: não demora muito para a vontade se tornar incontrolável e, em um surto, comermos de uma só vez todas as guloseimas que foram evitadas por uma semana. Oo que fazer, então? Ppara começar, é importante não comprá-las. Aafinal, saber que o armário está recheado com elas sempre representará uma tentação difícil de ser evitada. Oo segundo passo é desvincular o papel dos doces como sendo uma necessidade. "Deixe a degustação de uma sobremesa para um momento especial. E quando essa ocasião chegar, coma porções mínimas, apenas para saciar seu desejo", completa Ccynthia. Entendido? Nada de gula, garota!

"Enquanto não perder esses quilinhos indesejáveis vou abandonar o chocolate... Pelo menos até a TPM!"

Essa é a promessa-chave das chocólatras de plantão. No começo, até dá para levar, mas basta que a tensão pré-menstrual se aproxime para a vontade se tornar um desejo... avassalador! "oscilações hormonais comuns nessa fase mexem com o nosso humor. Muitas mulheres recorrem ao chocolate para se sentirem melhor", afirma Cynthia. "Proibir o chocolate só faz aumentar o desejo de consumi-lo. Ppor isso, a palavra de ordem é controle. Aa melhor opção é o chocolate amargo, que contém mais cacau, menos gordura e açúcar", fala Vanessa. Mas se você gosta do chocolate ao leite, tudo bem. Um bombom pequeno tem em média 130 calorias. Dá para se render a esse prazer uma vez na semana se o restante da alimentação for bem equilibrada.

"As massas em geral estão proibidas, mas lasanha light pode!"

Como costumam ser mais pesadas, as massas também devem entrar no cardápio com moderação. É a mesma ideia do doce: use-a para dias especiais. Ppode até ser sua disciplina na dieta. Esse tipo de recompensa, se pautada pelo bom-senso, é muito bem-vinda. "Aacontece que a massa convencional não sacia por muito tempo. Ppor isso, as versões light são uma boa pedida. Aalém de mais leves, elas vêm com brócoli, frango, molhos sem tanto creme de leite... Isso as torna mais nutritivas" afirma Cynthia.

"As frituras não entram mais no meu prato!"

Eis aí outra inimiga do emagrecimento. Aa explicação para isso é muito simples: esse tipo de alimento é mais rico em gorduras, uma vez que é feito em óleo. Mas, verdade seja dita, quem é que consegue resistir a essas delícias, em uma festinha de criança, por exemplo? É risole, coxinha, quibe, pastelzinho... Tudo tão cheiroso! "O truque é não ir para esses eventos morrendo de fome. Senão, não tem jeito, a gente se esbalda nos salgadinhos mesmo", sugere a nutricionista Cynthia Antonaccio. Então, já sabe: antes da festa, prepare uma saladinha, um sanduba natural, uma omelete nutritiva. Aalgo prático e leve, que vá segurar o seu apetite. "Aassim fica mais fácil deter a vontade. Mas, se for uma situação isolada, que acontece vez ou outra, você até pode provar uns três salgadinhos pequenos, sem morrer de culpa", libera a especialista.

"Quando estiver com fome, vou tentar tapear o estômago com um copão de água!"

Segundo os especialistas, algumas pessoas podem mesmo confundir as sensações de sede e fome. Ppor isso, vale a tentativa. Aalém do mais, hidratar-se é muito bom: melhora o aspecto da pele, favorece o trânsito intestinal, combate o inchaço e ajuda a eliminar toxinas. Só não vale achar que vai viver de fotossíntese, apenas com luz e água. "Se você realmente estiver com fome, a água não vai saciar. Mas essa promessa vale para outro caso. Estamos condicionados a ligar as pausas do dia a um petisco. É como um respiro, uma fonte de prazer e descanso. Se em vez de comer você beber algo durante essas paradas, pode economizar preciosas calorias. E nem precisa ser apenas água. Valem águas saborizadas, chás e outras bebidas de baixa caloria", recomenda Cynthia.

"Não vou mais beber refrigerante!"

Não precisa ser nenhum expert em nutrição para saber que o refrigerante é o que se chama de caloria vazia. Isso porque, apesar do teor calórico, ele não oferece nenhum nutriente ao organismo. Aacontece que a bebida é gostosa e muita gente sofre um bocado para eliminá-la do cardápio. Ppior ainda quando chegam festas e encontros com os amigos: ocasiões em que ela é quase que uma presença obrigatória. "Quem sente muita falta do refrigerante pode, vez ou outra, consumir as versões sem calorias, que não trazem tanto problema para a dieta", diz a nutricionista Vanessa Franzen Leite. No entanto, vale ressaltar outra questão: mesmo essa versão é rica em corantes, que além de serem químicos, mancham os dentes. Que tal então adaptar a "receita" para algo mais natural? "Experimente substituir o refrigerante por limão espremido na água com gás. Use adoçante, se quiser", ensina. Fica uma delícia e você não precisa abrir mão das agradáveis e refrescantes borbulhas de gás. Elas dão mesmo um toque especial às bebidas.

"Cinema agora, só se for sem pipoca!"

Curtir um bom filme é o tipo de programa que agrada a todo mundo. Oo problema é que está cada vez mais difícil pensar em cinema sem outros dois acompanhamentos: balde de pipoca + copão de refrigerante. E essa dupla não é moleza: haja caloria! Só para se ter uma ideia, a pipoca grande vendida nos cinemas (aquela que vem cheiaaa de manteiga) pode somar até 700 calorias. Aassustada? Oo jeito é maneirar na dose. "Dois punhados de pipoca simples e um refrigerante zero estão liberados de vez em quando, pois contabilizam menos de 200 calorias. Você aproveita o momento como manda o roteiro sem sabotar sua dieta", enfatiza Cynthia Antonaccio.

"Não vou comer nada pesado à noite. Saladinha e frutas são suficientes!"

É bem verdade que os carboidratos não são a melhor opção para esse horário. Aafinal, eles são fontes de energia e, à noite, o que não gastamos é acumulado em forma de gordura. "Indico uma porção de proteína magra e uma saladinha, itens que saciam sem pesar demais", comenta Ccynthia. Mas, e quanto às frutas? Bem, vale lembrar que elas também são fonte de carboidrato. Então, se quiser saboreá-las nesse período, escolha as opções menos calóricas e evite ir para a cama logo depois de comer, ok?

Fonte: www.revistacorpoacorpo.com.br

Oieeeeeeeee!!!

Oi pessoal!!! Como estão?

Eu estou morrennnnnnnnnnnnnnnnndo de saudades de vcs!!!
Muitas coisas aconteceram na minha vida nestes últimos meses, me impossibilitanto de vir aqui postar para vcs. Mas... estou de volta... e agora para lutar sério contra a balança!!!

Lógico que conto com a ajuda de vcs, tá?!

Como podem ver em um dos icones ao lado, seguirei a Dieta dos Pontos e aos poucos falarei mais dela aqui para vocês, tá?!

Estarei postando muitos assuntos que acho interessantérrimos!!!
Espero que vocês gostem!!!

Beijokas... enão deixem de me escrever!!!

Emagreça com o suco das famosas


Cleo Pires, Letícia Spiller, Flávia Alessandra e Dani Suzuki aderiram aos sucos que misturam folhas, frutas, legumes, raízes, sementes e brotos. O objetivo? Desintoxicar o organismo, manter a pele lisinha, melhorar a digestão e aumentar o pique. Se fizer dele o seu café da manhã, você ainda perde 2 quilos brincando!Por Eliane Contreras



Todos os dias pela manhã, Cleo Pires e Dani Suzuki repetem o mesmo ritual: ainda em jejum, bebem um copo generoso de suco feito com maçã, folhas verdes, legumes e brotos de alfafa ou girassol. A receita de Letícia Spiller é bem parecida, só que mais simples – não tem os brotos, que Flávia Alessandra substitui por semente de linhaça. Essa é uma das vantagens do suco que virou moda entre as globais: alguns itens podem variar de acordo com o gosto do freguês (ou com as opções que você tem na geladeira e na fruteira). Mas o que elas mais amam nessa bebida é a imensa lista de benefícios: desincha, desintoxica, facilita a digestão, estimula o intestino, acelera o bronzeado, aumenta a disposição e engana a fome. E, se você trocar o café da manhã pelo suco, pode perder até 2 quilos. No preparo, use ingredientes frescos e, se possível, orgânicos – especialmente no caso das frutas e dos legumes que podem ser consumidos com casca. “É nessa parte que muitas frutas e legumes concentram as fibras, as vitaminas e os minerais”, explica a nutróloga Keila Rachel, do Rio de Janeiro. Você precisa emagrecer mais? Associe o suco a uma dieta de 1200 calorias e perca 4 quilos fácil, fácil em um mês!

Suco à sua moda

Você pode variar a receita, mas cuidado para não exagerar nos ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique muito calórico, pesado e com gosto forte”, ensina a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Veja quanto usar de cada grupo de alimento:
• Até duas folhas: as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.
• Até dois legumes: o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).
• Até duas raízes: a cenoura e a beterraba têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras – importantes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Quer deixar o suco ardidinho? Coloque gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.
• Até três frutas: a maçã é muito bem-vinda. Adocicada, substitui o açúcar ou adoçante no suco. Ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Melão e abacaxi são diuréticos e oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo). Por ter bromelina – mistura de enzimas que desdobram as proteínas –, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. As frutas amarelas (pêssego, melão-cantalupo) e as vermelhas (amora, morango, cereja) são ricas em antioxidantes aliados da pele lisinha. Já a laranja, é fonte de vitamina C e outros itens que fortalecem o organismo. Aposte também nas frutas secas, como damasco e ameixa. Elas são ótimas em fibras.
• Um broto ou semente germinada: as poucas opções encontradas nos supermercados são os brotos de alfafa e feijão (moyashi). Mas você pode colocar sementes de linhaça, girassol e gergelim ou grãos de soja para germinar em casa. É preciso paciência e dedicação, mas vale a pena. “A germinação desperta as enzimas adormecidas na semente. E essas enzimas eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão”, diz Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde). As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidas). E você ganha muito com tudo isso!