terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Entenda seu metabolismo II

Comentamos na matéria anterior que o metabolismo de cada pessoa é único e pessoal, tem regência genética e pode ser modificado conforme o estilo de vida de cada um para melhor ou para pior

Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa.
Como há perda muscular a partir de 23 anos aproximadamente, o contrário pode ser feito, para manter ou adquirir massa muscular, de preferência de modo natural, ou seja, com musculação.O “efeito sanfona” também pode ser evitado com um firme propósito de emagrecer e manter-se no novo peso no mínimo pelo dobro de tempo que levou para atingi-lo.

Se emagrecer em três meses, deve-se ficar no mínimo seis meses no mesmo peso. Isso ajuda a estabilizar o metabolismo no novo peso e evita aquela lembrança do maior peso já atingido. Essa regra do dobro do tempo é empírica e é o mínimo tempo, o ideal é ficar o máximo possível no novo peso, por exemplo, dois anos ou mais.

“Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa”

Para efetivar a regra citada é bom pensar que emagrecer é um processo que envolve a manutenção do novo peso. É preciso contar com isso.

Outro fator que colabora com o metabolismo é a ingestão de líquidos. É aconselhável beber no mínimo dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado. A falta de líquidos diminui a eficiência do metabolismo. Além disso, o corpo estando hidratado, mantém a pele em boas condições.

Medicamentos que prometem aceleração do metabolismo não são bem aceitos porque seus efeitos colaterais são maiores que os benefícios. O mesmo raciocínio se faz para bebidas ricas em cafeína ou alimentos condimentados.

Comer pouco e várias vezes ao dia ajuda o metabolismo. Ficar sem o café da manhã é o mesmo que deixar o metabolismo ainda dormindo. Nenhuma refeição deve ser evitada.

Infelizmente alguns medicamentos para doenças crônicas ou problemas psiquiátricos podem interferir no processo metabólico.

Durante o emagrecimento o corpo se acostuma com a redução de alimentos e fica mais econômico no gasto calórico.

Um fator interessante e desagradável para as mulheres é que elas perdem peso em menor velocidade que os homens, devido a diferenças de hormônios, a quantidade músculos, a tendência da mulher em acumular gordura para garantir o funcionamento hormonal e fortalecer a fertilidade.

Quem estiver ou for iniciar um processo de emagrecimento deve observar essas orientações para que seja mais eficiente e saudável.

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/060220_mtr_metabolismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário