terça-feira, 13 de outubro de 2009

Esqueça o regime. A reeducação alimentar é a maneira mais eficiente de emagrecer

Esqueça o regime. A reeducação alimentar é a maneira mais eficiente de emagrecer

Esqueça as dietas da moda e mantenha distância dos medicamentos.
O único método realmente eficaz para perder peso e se manter magra é aprendendo a comer. A reeducação alimentar consiste na mudança dos hábitos alimentares e comportamentais e inclui a identificação dos bons alimentos e das quantidades necessárias para se alimentar de maneira saudável e suficiente.
É verdade que a perda de peso é lenta, porém ela é progressiva e traz resultados duradouros. Como não há necessidade da exclusão radical de nenhum alimento, apenas conscientizaçã o das quantidades e da qualidade dos mesmos, o organismo tende a se adaptar muito bem à nova condição. Os deslizes motivados pela falta de um doce ou de um prato de massa também são menos frequentes.
Parte do sucesso da reeducação alimentar pode ser atribuída à racionalização do ato de comer. O equilíbrio entre todos os nutrientes que compõe o alimento é fundamental. É importante que tenhamos em nossa dieta, calorias provenientes de proteínas, carboidratos e gorduras, sendo preferencialmente as proteínas de alto valor biológico, de fonte animal que são assimiladas no organismo com maior facilidade, os carboidratos complexos, os quais incluem os integrais e as gorduras poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas.
A outra parcela de sucesso pode ter explicação matemática. Porque ao planejar a quantidade de alimento em cada refeição, a pessoa tenderá a comer menos calorias. E a perda de peso nada mais é que o fim dos excessos à mesa, uma simples equação de subtração.

Nem só as frituras são vilãs

A reeducação alimentar é sinônimo de alimentação balanceada. Que por sua vez, é o mesmo que compor uma dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas.
Mais que atentar-nos para tudo isso, a forma que os alimentos são preparados é importante. Um filé de frango pode ser inofensivo quando grelhado, porém quando empanado e frito, pode ser um perigo, mesmo se usado óleo vegetal.
Os legumes que tem versatilidade de preparo. Quando consumido cru, não é aconselhável usar temperos prontos ou a base de maionese. Prefira cozinhar no vapor para não neutralizar a ação das fibras e vitaminas. Óleo de oliva, canola ou girassol pode ser usado no refogado, mas em poucas quantidades. Mesmo sendo legumes, quando fritos ou gratinados devem ser evitados.
Fique ligada na hora de escolher o modo de preparo dos alimentos. Prefira grelhados, assados, cozidos e refogados.

Novos hábitos, novo corpo

Quem quer adotar uma alimentação balanceada deve repensar todo o seu estilo de vida e não apenas os momentos dedicados à alimentação. Não abusar do álcool, parar de fumar e dedicar-se a uma prática esportiva diária devem entrar nessa lista.
Com relação à alimentação, é importante estabelecer rotinas. Por exemplo, estipular horários para cada uma das refeições, com intervalos que não ultrapassem três horas entre cada um. Também é importante alimentar-se em locais calmos, de preferência longe de televisores, aglomerações e evitar discussões, para evitar desconcentraçã o e comer mais que o necessário.
Nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) é aconselhável montar pratos coloridos: a variedade de cores indica riqueza de vitaminas e nutrientes.
Devemos desmistificar que alimento saudável não é gostoso. Ganhar consciência da composição nutricional dos quitutes preferidos e aprender a degustá-los é mais inteligente que excluí-los. Uma bola de sorvete no final de semana, por exemplo, não fará mal a nenhuma silhueta.
Por fim, é sempre bom lembrar que a comida não é uma amiga e muito menos um remédio contra a ansiedade ou tristeza. Ela é apenas uma fonte de energia que pode ser saborosa!

Você sabia?

Necessidades calóricas

Todas as pessoas precisam de uma quantidade diária de calorias para manter as funções vitais, mesmo quando estão em repouso. Essa necessidade é conhecida como taxa metabólica basal (TMB) e varia para de cada indivíduo, em função da altura, idade, peso e sexo.

Outras variáveis como doenças e atividade física interferem na taxa metabólica basal. Em geral, os praticantes de exercícios regulares ou esportistas têm metabolismo acelerado e gastam mais calorias, mesmo quando estão dormindo.

Basicamente se a soma da taxa metabólica basal com a necessidade calórica para executar as atividades diárias for igual à ingestão calórica diária, a pessoa manterá o seu peso. Se a ingestão for maior, ela engordará e se for menor, emagrecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário