terça-feira, 29 de setembro de 2009

Café, mais que um amigo, é um grande aliado!


Pesquisadores descobriram que o café emagrece!

Pesquisadores estão descobrindo que, em doses moderadas, o café pode fazer bem a saúde.
A pesquisa foi feita pelo Serviço de Nutrição da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Durante três meses, 60 pacientes que precisam controlar o colesterol foram submetidos a um tratamento especial. Todos os dias, eles tomaram a mesma quantidade de café: seis copinhos, o que equivale a 300 mililitros.

Na primeira etapa, o café foi preparado com filtro de papel; depois, com coador de pano. A boa notícia para os participantes do estudo é que nenhum deles teve aumento nos níveis de colesterol.

“O cafezinho à moda antiga, feito pela vovó, é melhor do que o café de máquina porque este não consegue filtrar nem reter substâncias”, diz a nutricionista da Unifesp Rosana Perim Costa.
As substâncias do café que fazem mal ao coração são conhecidas como cafestol e kahweol. São gorduras que resistem ao processo que torra e mói os grãos. De acordo com a pesquisa, só o filtro de papel e o velho coador de pano conseguem retê-las. Nem por isso o estudo condena as outras formas de preparo, desde que não haja exagero no consumo.

“Pessoas que tomam mais do que cinco xícaras, e que têm o colesterol elevado, devem filtrar ou coar o café, para que não haja interferência e o colesterol não consiga ser reduzido”, orienta a nutricionista. O alvo dos pesquisadores era o colesterol, mas eles descobriram também os efeitos do café em pessoas obesas. As cinco xícaras diárias de café coado ou filtrado deixaram os pacientes mais magros. Eles perderam peso e também massa corpórea. A dona de casa Benedita Noronha, que fez parte da pesquisa, ficou mais leve e cheia de satisfação.

“A pesquisadora dizia que a minha cintura era a mais fina entre todos os pacientes. Eu emagreci dois quilos”, comemora ela. “Nós não podemos dizer que café faça exatamente bem. Eu acho que o café não pode ser considerado uma substância protetora do coração, mas pode contribuir para uma discreta perda de peso e pode ter alguns benefícios sobre o indivíduo. Ele fica mais alerta, tem atividade maior. Talvez aí resida uma pequena perda de peso”, cardiologista da Unifesp Francisco Fonseca.

3 comentários:

  1. Oi Vivi!
    Estou adorando suas postagens!
    Essa do café então, acredita que eu evitava tomar café?! bah agora voltarei a tomar, e super feliz!
    Que sua semana seja recheada de energias positivas!

    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  2. amiga adoro café ! valeu pelo post!!!!!! beijinhossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei porque sou louca por café!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir