Pesquisadores descobriram que o café emagrece!
Pesquisadores estão descobrindo que, em doses moderadas, o café pode fazer bem a saúde.
A pesquisa foi feita pelo Serviço de Nutrição da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Durante três meses, 60 pacientes que precisam controlar o colesterol foram submetidos a um tratamento especial. Todos os dias, eles tomaram a mesma quantidade de café: seis copinhos, o que equivale a 300 mililitros.
Na primeira etapa, o café foi preparado com filtro de papel; depois, com coador de pano. A boa notícia para os participantes do estudo é que nenhum deles teve aumento nos níveis de colesterol.
“O cafezinho à moda antiga, feito pela vovó, é melhor do que o café de máquina porque este não consegue filtrar nem reter substâncias”, diz a nutricionista da Unifesp Rosana Perim Costa.
As substâncias do café que fazem mal ao coração são conhecidas como cafestol e kahweol. São gorduras que resistem ao processo que torra e mói os grãos. De acordo com a pesquisa, só o filtro de papel e o velho coador de pano conseguem retê-las. Nem por isso o estudo condena as outras formas de preparo, desde que não haja exagero no consumo.
“Pessoas que tomam mais do que cinco xícaras, e que têm o colesterol elevado, devem filtrar ou coar o café, para que não haja interferência e o colesterol não consiga ser reduzido”, orienta a nutricionista. O alvo dos pesquisadores era o colesterol, mas eles descobriram também os efeitos do café em pessoas obesas. As cinco xícaras diárias de café coado ou filtrado deixaram os pacientes mais magros. Eles perderam peso e também massa corpórea. A dona de casa Benedita Noronha, que fez parte da pesquisa, ficou mais leve e cheia de satisfação.
“A pesquisadora dizia que a minha cintura era a mais fina entre todos os pacientes. Eu emagreci dois quilos”, comemora ela. “Nós não podemos dizer que café faça exatamente bem. Eu acho que o café não pode ser considerado uma substância protetora do coração, mas pode contribuir para uma discreta perda de peso e pode ter alguns benefícios sobre o indivíduo. Ele fica mais alerta, tem atividade maior. Talvez aí resida uma pequena perda de peso”, cardiologista da Unifesp Francisco Fonseca.
Oi Vivi!
ResponderExcluirEstou adorando suas postagens!
Essa do café então, acredita que eu evitava tomar café?! bah agora voltarei a tomar, e super feliz!
Que sua semana seja recheada de energias positivas!
Beijos com carinho!
amiga adoro café ! valeu pelo post!!!!!! beijinhossssssssssssssss
ResponderExcluirNossa adorei porque sou louca por café!!!
ResponderExcluirBjs!