quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Caminhar ou correr, eis a questão!

Até hoje muita gente desconhece os mitos e verdades sobre o assunto


É bem verdade que correr nos faz transpirar mais, entretanto as grandes confusões começam ai. As pessoas crêem que o suor é o maior responsável pelo desempenho quando falamos em perda de peso . Em parte elas têm razão, pois sempre que transpiramos em demasia, diminuímos o peso corpóreo, entretanto não perdemos este peso definitivamente, já que o peso eliminado em uma corrida de baixo de um sol escaldante, ou em uma caminhada de horas é derivado principalmente da perda de líquidos do corpo, ou seja, nestas atividades se perde principalmente litros e não quilos, como muitos pensam!

Os líquidos perdidos ao longo das atividades descritas acima são em sua maioria repostos no organismo em até 48 ou 72 horas, e a pior, esta pessoa que fez essa atividade intensa ficará extremamente cansada, desatenta e desconcentrada.

Portanto se você acredita que caminhar uma vez por semana, onde você de repente perde 2 litros momentaneamente, é a solução para perder 2 quilos por semana, você está completamente enganado. É necessário como já disse em matérias anteriores, tem que haver consistência e regularidade em seus treinos , e somente com esses ingredientes você realmente alcançará seus objetivos!

Então vamos ao que mais interessa, será que é melhor praticar a corrida ou a caminhada? Costumo dizer: Não há exercício errado, e sim pessoas que não devam realizar determinados exercícios. Cada exercício tem sua eficiência e sua segurança, portanto cabe ao praticante estar bem informado se aquele exercício é o mais adequado para o seu objetivo, para sua vida e para o seu histórico de prática de atividades físicas.

Portanto digo ainda que se o seu objetivo for treinar para participar de uma maratona, ½ maratona, ou ao final do ano de uma corrida como a corrida de São Silvestre , você realmente deve treinar corrida. Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira forma citada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade do treino, duração da caminhada, regularidade consistência e constância.

Para se obter resultados positivos em nível de emagrecimento, diminuição da gordura e medidas, prevenção de doenças, etc. a pessoa deve praticar a caminhada em um ritmo onde sua freqüência cardíaca* esteja sempre entre 60 e 70% da sua capacidade máxima, pois nesse ritmo a pessoa estará dentro do que chamamos de zona lipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada de gorduras é importante que se realize essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, três vezes por semana, de acordo com seu nível de aptidão no momento.

*Para saber sua freqüência cardíaca (FC) em batidas por minuto (BPM) é importante o uso de um frequencímetro cardíaco , que é um monitor/ relógio que possui esta função, sendo que a sua FC máxima é (220 sua idade atual). E, para saber a freqüência ideal para esta atividade a fórmula é: FC máx X 60% (limite inferior) e FC máx X 70% (limite superior).

Exemplo: Tenho 30 anos e quero saber com qual freqüência cardíaca devo caminhar durante 40 a 60 minutos para diminuir minha gordura corporal, então para isso tenho que saber minha FC máxima, os 60% do limite inferior e os 70% do limite superior, ou seja: FC máx. = 220 30 anos = 190, portanto o limite inferior = 190 X 60% = 114, Limite superior = 190 X 70% = 133 Então para caminhar com segurança e eficiência neste exemplo, devo fazê-lo de 40 a 60 min., entre 114 e 133 BPM.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

16 dúvidas sobre dieta (nós revelamos toda a verdade)

Você acha que vinagre queima gordura? Acredita que abacaxi emagrece? Conversamos com especialistas para esclarecer essas e outras questões que circulam por aí e que podem atrapalhar o bom andamento da sua dieta

Água morna com limão emagrece?
(X) Sim ( ) Não

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo, a mistura faz com que as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo, funcionem melhor. Com isso, mais toxinas são eliminadas e o metabolismo é acelerado. “Mas, para funcionar, é preciso beber diariamente um copo (200 ml) de água morna com suco de meio limão em jejum e aguardar meia hora para tomar o café da manhã”, ensina.

Linhaça triturada faz mais efeito do que o grão inteiro?
(X) Sim ( ) Não

A semente passa intacta pelo estômago e intestino sem que o organismo absorva o ômega-3, um tipo de gordura com ação anti-infl amatória que reduz o colesterol ruim e auxilia a circulação sanguínea. Ao triturá-la, você tem acesso, inclusive, às fibras que estão presentes na casca e melhoram o funcionamento intestinal, além de dar sensação de saciedade. “Para ter esses benefícios, basta consumir uma colher de sopa da farinha por dia”, conta a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.

Sal engorda?
( ) Sim (X) Não

Mas pode inchar. O risco é causar retenção hídrica quando consumido em excesso – mais de 1 colher de chá por dia. O vilão é o sódio, um mineral que puxa água para dentro do organismo. Vale lembrar que ele não está apenas no saleiro mas também nos produtos industrializados, especialmente molhos e temperos. “Para ajudar a eliminar o sódio do organismo, beba 2 litros de água por dia e coma alimentos ricos em potássio (caso da banana, da laranja e do tomate), cálcio (derivados do leite, peixes e vegetais verdeescuros) e magnésio (encontrados nos cereais integrais)”, ensina Lara Natacci.

Todo alimento enriquecido com fibras é integral?
( ) Sim (X) Não

O termo “enriquecido com fibras” sinaliza que foi adicionado ao alimento pelo menos 25% a mais de fibras em comparação à versão convencional. Mas isso não faz dele um produto integral – nesse caso, é preciso que, no processo de industrialização, pelo menos um dos ingredientes seja encontrado da mesma forma como está na natureza: a farinha, para ser integral, deve ser feita com trigo integral, não acrescida de fi bras.

Atum e sardinha em lata têm os mesmos nutrientes do que o peixe fresco?
(X) Sim ( ) Não

A composição dos peixes enlatados é muito similar à do peixe fresco quando preparado de maneira caseira. “Isso ocorre graças ao processo de produção. O peixe, já dentro da lata, passa por um tratamento térmico sob temperatura e pressão elevadíssimas – garantindo, assim, a mínima perda das propriedades nutricionais”, explica a nutricionista Fernanda Bigliazzi, de São Paulo.

Chá de gengibre acelera o metabolismo?
(X) Sim ( ) Não

Uma pesquisa da Universidade de Tóquio, publicada no jornal da Sociedade Farmacêutica do Japão, confi rmou esse dado. A explicação está nos fitoquímicos, como o gingerol, que têm ação termogênica. Na prática, essas substâncias elevam a temperatura corporal e o metabolismo em até 20%, o que favorece a queima de gordura. Em tempo: para preparar o chá, ferva 1 pedacinho de gengibre (cerca de 1 ou 2 cm) em 500 ml de água e beba uma xícara logo após as refeições ou no intervalo entre elas.

Vinagre queima gordura?
(X) Sim ( ) Não

Assim como a mistura de água morna e limão, o vinagre também estimula o fígado a eliminar toxinas e aumenta o gasto calórico. Além disso, favorece a circulação sanguínea. Resultado: há uma redução nos pneuzinhos e até na celulite. A nutricionista Daniela Jobst dá a receita: misture ¼ de copo (50 ml) de vinagre de maçã orgânico ou de arroz na mesma medida de água morna e beba diariamente antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Tomar água durante a refeição engorda?
(X) Sim ( ) Não

Isso acontece por duas razões: ela dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, atrapalhando a digestão, e prejudica a quebra das moléculas dos alimentos, fazendo com que cheguem maiores ao intestino. Isso desequilibra a flora intestinal e a absorção dos nutrientes. “O líquido interfere até na sensação de saciedade, levando a pessoa a comer mais. Para não ter prejuízo, o ideal é consumir, no máximo, 1 copo (200 ml) antes da refeição e outro duas horas depois”, diz a nutricionista Daniela Jobst.

Gelatina de caixinha deixa a pele mais firme?
( ) Sim (X) Não

A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias.

Abacaxi ajuda a afinar?
( ) Sim (X) Não

“A fruta não tem esse poder. Mas consumir uma fatia média depois da refeição auxilia a digestão, principalmente de proteínas, evitando aquela sensação de peso. Isso porque o abacaxi tem bromelina, uma enzima com ação digestiva”, esclarece a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.

Biscoito salgado engorda menos que o doce?
( ) Sim (X) Não

“O biscoito doce sem recheio possui menos gordura e calorias do que o salgado”, afirma a nutricionista Gelsen Feliciano, de São Paulo. Para você ter uma ideia, seis unidades de cream craker ou água fornecem cerca de 170 calorias enquanto a mesma porção do biscoito de maisena ou de leite tem 135.

Chá verde pronto tem o mesmo efeito do caseiro?
( ) Sim (X) Não

Durante a industrialização, a erva Camellia sinensis tem seu poder de ação reduzido. “Por isso, se a intenção é acelerar o metabolismo, emagrecer e combater os radicais livres, a recomendação é preparar a bebida com folhas secas e tomar quatro xícaras por dia”, diz Gelsen Feliciano. Para isso, aqueça 600 ml de água (não deixe ferver), desligue o fogo e acrescente quatro colheres de chá da erva. Tampe por cinco minutos, coe e beba em seguida.

Alimento orgânico é mais saudável do que hidropônico?
(X) Sim ( ) Não

De forma geral, os dois são mais saudáveis do que o cultivado da forma tradicional. Mas, se tivesse que escolher, a nutricionista Fernanda Soares, do Rio de Janeiro, votaria no orgânico. “O hidropônico é cultivado na água e precisa de aditivos químicos que podem se acumular no alimento e causar intoxicação. Tudo porque não recebe os nutrientes vindos da terra, como os orgânicos”, justifica.

Tudo bem substituir água pura por água com sabor?
( ) Sim (X) Não

Pelo menos 50% dos líquidos ingeridos por dia devem vir sob a forma de água pura. O restante pode vir de outras bebidas, de preferência sem calorias, e até de alimentos, em especial frutas e legumes. “Como a água com sabor contém aditivos e adoçantes, o melhor é se contentar com dois copos por dia”, diz Gelsen Feliciano.

Isotônico durante a malhação faz ganhar peso?
( ) Sim (X) Não

Pesquisa feita na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que quem toma esse tipo de bebida durante a ginástica deixa de consumir cerca de 100 calorias por dia. Isso porque o isotônico ajuda a saciar, fazendo você terminar o treino com menos fome e continuar assim ao longo do dia.

Chocolate amargo é melhor opção do que ao leite?
(X) Sim ( ) Não

Em comparação ao chocolate ao leite, o amargo traz mais do que o dobro de substâncias bioativas. É o caso de aminas, teobromina, magnésio e carboidratos, que estimulam a saciedade e a produção de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar. “Para não prejudicar a balança, consuma o doce no fim da tarde, quando as taxas de serotonina do organismo caem e o metabolismo ainda está ativo”, indica Lara Natacci.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/16-duvidas-dieta-revelamos-toda-verdade-524371.shtml

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Esse ano eu vou mudar...

Esse ano eu vou mudar de vida.
Chega de ficar quebrando a cara com os velhos erros de sempre. Quero cometer erros novos, passar por apertos diferentes, experimentar situações desconhecidas, sair da rotina e do lugar comum.
Esse ano vai rolar outra partida.
Chega de ficar olhando a porta, procurando uma saída,ensaiando a jornada sem nunca por o pé na estrada, esperando que me dêem o que eu tenho que conquistar,tentando descobrir um modo totalmente seguro de mudarpor medo da falta que possa me fazer as coisas que eu mais preciso perder...
Esse ano, se eu tiver que sofrer, será por dificuldades reais.Nunca mais por males imaginários, preocupado com coisas que jamais me acontecerão- a mim que não tenho deixado meus sonhos passarem do portão!
Chega de planejar o futuro e tropeçar no presente,de pensar demais e fazer de menos, de pensar de um jeito e fazer de outro, de me preparar tanto pra na hora agá me arrependerChega de ficar sonhando, sem viver.
Esse ano eu vou fazer e acontecer!
Chega de ouvir meu corpo dizer que sim e a cabeça que não,desses intermináveis conflitos que me fazem adiar para nunca a decisão de ser feliz, aqui e agora, antes que minha vida resolva ir embora. Sem eu.
Não vou deixar mais um ano novo chegar com cara de velho,nem outro ano passar do mesmo jeito sem jeito.
Esse ano será a minha vez, sem nenhum talvez!
(Geraldo Eustáquio de Souza)
Recebi este texto da minha amiga Linne e ameiiiiiiiiiii!!!
Aí posto aqui para vocês!
Beijokas e um ótimo 2010 a todos!!!